Filosofia no Ensino Médio

Ao tornar obrigatória a inclusão da Filosofia no currículo do Ensino Médio, o MEC reconhece uma necessidade que era praticamente unânime entre os educadores.
No entanto, juntamente com os enormes benefícios que essa medida trará aos estudantes, há também muitas dúvidas entre os educadores em torno dos fundamentos, da forma e do conteúdo a serem trabalhados. Essas e outras questões são agora tratadas nessa coleção, produzida pela ATTA Mídia e Educação, com alguns dos maiores especialistas no ensino de Filosofia do país.

Coleção com quatro programas:
- Experiência filosófica
- Elementos didáticos para a experiência filosófica
- A história da filosofia e os textos na experiência filosófica
- Procedimentos didáticos na aula de filosofia

 

R$ 220,00

Comprar

Outros vídeos desse Tema:

A História da Filosofia e os textos na Experiência Filosófica

Este programa explica a importância de atentarmos para as operações de pensamento necessárias ao fazer filosófico, como pode ser feito o uso do texto filosófico em sala de aula e como pode ser encarada a avaliação no ensino de filosofia que se propõe aqui.

Conteúdo:
- Operações no ensino de Filosofia;
- Detectar os pressupostos;
- Reconstruir argumentos;
- Confrontar teses filosóficas;
- Emitir juízos;
- Os textos na experiência filosófica;
- Avaliação na experiência filosófica;
- Depoimentos de alunos.

R$ 60,00

comprar

Elementos Didáticos para a Experiência Filosófica

Este programa apresenta de forma clara e detalhada uma idéia geral, porém bastante objetiva, das principais diretrizes de um possível ensino de filosofia para jovens no Ensino Médio brasileiro hoje, segundo a concepção dos autores.

Conteúdo:
- Objetivos;
- Sensibilização;
- Problematização
- O universo de interesse dos alunos;
- Investigação filosófica;
- Argumentação e conceituação filosóficas.

R$ 60,00

comprar

Ensinar Filosofia - Um livro para professores

ENSINAR FILOSOFIA, um livro para professores

Este livro é o resultado de mais de duas décadas de experiência em sala de aula com ensino de filosofia para jovens e de pesquisas e estudos acadêmicos sobre o ensino de filosofia. Sílvio Gallo, professor de Filosofia na Faculdade de Educação da UNICAMP e Renata Lima Aspis, doutoranda na mesma instituição e também graduada em filosofia, criam uma proposta de ensino de filosofia como experiência filosófica. A proposta alia estudos de textos filosóficos, história da filosofia e incentivo à tentativa de ensaios filosóficos a partir da elaboração de problemas. A filosofia é concebida como uma coisa viva, que parte de problemas e que deve voltar a eles. O livro estrutura-se nas questões fundamentais comuns aos professores de filosofia.

As três partes do livro são:

PARTE 1: O QUE ENSINAR?
A filosofia é uma disciplina específica do pensamento? Qual é a especificidade da filosofia? Por que colocar a filosofia na escola? O que priorizar: temas filosóficos ou a história da filosofia? Da história da filosofia, o que escolher? Ensinar filosofia ou filosofar? Para que ensinar filosofia? Há método(s) para ensinar filosofia?
PARTE 2: COMO ENSINAR?
Como despertar o interesse dos alunos? Quais direções tomar? Como proceder ao estudo filosófico? Os alunos têm condições de ler os textos filosóficos? Como fazer uso da história da filosofia? Como os alunos podem exercitar a escrita? A avaliação também pode funcionar como tática de ensino? Como avaliar?
PARTE 3: APÊNDICES
Exemplos de táticas de ensino e indicações bibliográficas

R$ 39,00

comprar

Experiência filosófica

Este programa introduz a atual discussão sobre o entorno de filosofia para jovens. Levantando algumas hipóteses do que poderia ser esse ensino, leva o espectador a acompanhar uma reflexão no que poderíamos chamar de filosofia do ensino de filosofia.

Conteúdo:
- Para que ensinar Filosofia?
- Expectativas sobre o ensino de Filosofia;
- Teor filosófico e criticidade;
- O ensino de Filosofia como experiência filosófica;
- O ensino de história da Filosofia.

R$ 60,00

comprar

Procedimentos Didáticos na Aula de Filosofia

Em forma de conversa entre colegas, nesse 4º programa da série sobre o ensino de filosofia para jovens, os autores sentam-se para debater possíveis práticas de sala de aula, dando exemplos e nos contando um pouco de sua experiência.

Conteúdo:
- Plano de ensino na aula de Filosofia;
- Filosofia e o exercício do pensamento organizado;
- Propostas de práticas.

R$ 60,00

comprar