Pensadores Contemporâneos

Alunos: “os meninos são todos sãos”

Conteúdo:
- Transgressões como prerrogativa
- Chutando portas
- Aluno ou filho?
- Entre professores e pais
- Psicologização versus variação
- Regularidade e constância
- “O mais profundo é a pele”
- Crianças não são de cristal

R$ 60,00

comprar

Aprender a Aprender

Conteúdo:
- O espanto
- A curiosidade, filha do maravilhamento
- Professores de espanto
- Aprendizagem pelas perguntas
- Conhecimento significativo
- Memória e o escorredor de macarrão
- Aprender a aprender

R$ 60,00

comprar

Aprender a Conviver

Conteúdo:
- A bondade
- Conhecimento e poder
- Eros e thanatos
- Thanatos e o bullying
- Bullying nas escolas
- Sementes de bondade, sementes da convivência
- Dona Clotilde
- Qualidades do professor
- Participação e convivência: a escola da Ponte

R$ 60,00

comprar

Aprender a Fazer

Conteúdo:
- A linguagem
- Máquina de roubar pitangas
- Um carrinho de brinquedo
- Como inventaram isto?
- A objetivação do espírito
- Educação: a dança das idéias
- O domínio do fogo
- Um currículo baseado no fazer
- No fazer, o ser: a expressão da essência

R$ 60,00

comprar

Aprender a Ser

Conteúdo:
- A caixa das ferramentas
- A caixa dos brinquedos
- Educar os sentidos
- Educar o ouvir
- Educar o gosto
- Educar a pele
- A fonte do ser
- O olhar do educador
- A leitura e a felicidade da alma

R$ 60,00

comprar

Autoestima na Educação

No formato de uma entrevista, conduzida pelo jornalista Paulo de Camargo, o autor navega por muitas questões fundamentais na educação moderna, como a questão da avaliação e das novas teorias sobre a Inteligência. Antunes defende, por exemplo, que a escola forma alunos fracassados quando deixa de reconhecer como válidas outras competências, como os talentos para a música, para as artes, os esportes, e mesmo para o relacionamento interpessoal.

- Citando autores e pesquisas recentes, Celso Antunes mostra que o professor precisa reconhecer a dimensão de seu papel formador frente ao aluno, que vai muito além do ensino de conteúdos. As expectativas que nutre sobre determinados alunos é o primeiro passo para conduzir as crianças ao sucesso ou ao fracasso escolar. Formar alunos confiantes, seguros, conscientes de seus potenciais e limites é um dos principais objetivos da Educação.

R$ 60,00

comprar

Avaliação da Aprendizagem

Neste vídeo, o professor Celso Antunes trata dos principais conceitos de uma das questões mais importantes da Educação: a avaliação da aprendizagem.
A partir de análises de situações que vivenciou ao longo de sua vida de educador e de saborosas histórias, Celso Antunes fala das virtudes e defeitos de diversos tipos de avaliações, de como elas podem interferir na aprendizagem, na auto-estima e no sucesso profissional do estudante.

Conteúdo:
- O que avaliar?
- Aceitação das diferenças;
- Saberes escolares;
- Avaliação individual ou em grupo?
- Aprovação e Reprovação;
- Avaliações nacionais;
- Uma aula diferente.

R$ 60,00

comprar

Capacidades, habilidades e competências

Celso Antunes conceitua, numa linguagem de fácil acesso para o professor, conceitos fundamentais na educação contemporânea, relacionando-os às novas idéias acerca do funcionamento da inteligência.

Conteúdo:
- Capacidades, habilidades e competências (introdução – a nova visão do ensino);
- Capacidades (conceituação das capacidades motora, cognitiva e emocional);
- Alfabetização emocional (um projeto para educar a auto-estima e as emoções);
- Desenvolvendo competências (a capacidade de mobilizar recursos da mente);
- Mobilizar recursos, viver melhor (competências a se desenvolver);
- Os degraus de uma escada (sobre os passos do aprendizado);
- Ensinar a pescar (o professor como fazedor de perguntas);
- Múltiplas faces (a diversidade dos contextos do aluno para a aprendizagem);
Hyperlink, link, site, web, almaço (sobre o uso de novas tecnologias);
A mão esquerda do destro (a escola como centro estimulador de inteligências);
O desafio de Victor (sobre o novo olhar necessário ao professor);
Como nossos pais (sobre o novo papel da Escola);
Fazedor de amanhãs (o professor como permanente aprendiz).

R$ 60,00

comprar

Como ensinar valores

Para desenvolver satisfatoriamente um trabalho sobre valores e
emoções no ambiente escolar são necessários compromisso e estratégias pedagógicas.
Neste programa, Celso Antunes apresenta algumas dessas estratégias
e fala sobre o papel que o educador pode exercer.

Conteúdo:
- O professor como mediador
- Maquete: o aluno em movimento
- Garimpagem: o poder do debate
- Relações interpessoais
- A fragilidade da palavra e outras formas de expressão
- Auto-estima e autocrítica

R$ 60,00

comprar

Competência e qualidade

Conteúdo:
- Dimensão técnica
- Dimensão estética
- Dimensão política
- Dimensão ética
- Competência ou competências?
- Competência e qualidade

R$ 60,00

comprar

Cotidiano Escolar

Com grande vigor e originalidade, Julio Groppa Aquino e Rosely Sayão lançam um olhar instigante sobre o cotidiano escolar e seus principais atores: professores, alunos e famílias. Recorrendo a teóricos, tais como Hannah Arendt, François Dubet e André Comte-Sponville, ou a escritores como Franz Kafka, Machado de Assis e Manoel de Barros, Julio e Rosely desafiam o senso comum e oferecem um rico material a quem quer repensar os rumos da escola brasileira, não se contentando com visões totalizantes, consagradas e confortáveis.
Nos quatro programas da coleção, Julio e Rosely discutem os diversos aspectos do que chamam “deserção escolar” por parte de educadores, a des-ritualização da sala de aula, a desesperança como norte ético, dentre tantos outros temas essenciais à educação escolar contemporânea.

Coleção com 4 programas:
- Escola hoje: da caserna ao parque de diversões
- Sala de aula: o último espaço público?
- Professores: procuram-se narradores
- Alunos: “os meninos são todos sãos”

R$ 220,00

comprar

Desenvolvendo o caráter a partir de valores e virtudes

Um dos temas que mais preocupam pais e educadores atualmente é o do desenvolvimento do caráter nos jovens e adolescentes. É possível educar o caráter? Qual é o papel da escola?
Neste vídeo, Celso Antunes responde de forma clara e abrangente a essas e a muitas outras indagações. Fala como virtudes e valores podem ser tratados no espaço escolar e de como é importante papel do educador nesse desenvolvimento.

Conteúdo:
- O cérebro humano;
- Plasticidade;
- Diversidades de Campos;
- Janelas de oportunidade;
- Projeto;
- Estímulos Procedimentais e Mecânicos;
- Recursos;
- Uma história sobre estímulos.

R$ 60,00

comprar

Dez Histórias Exemplares

As histórias, as anedotas, os casos sempre foram um recuo importante para se transmitir idéias, conhecimento e cultura. Neste vídeo mostra-se também um grande contador de histórias, e parte de 10 diferentes casos cônicos ou dramáticos para explicar alguns dos principais desafios do professor.

Conteúdo:
- Por que contar histórias?
- O gato e o papagaio - Ensinamos o aluno a expressar-se. Saberemos ouvi-lo?;
- O reencontro - Os saberes que não envelhecem;
- Chapeuzinho vermelho (versão do lobo) - O direito de exercitar novos pontos de vista;
- O intelectual, o padre e o jovem - As muitas formas de falar;
- O andarilho e seu cão - A avaliação;
- O peixe afogado - Aprendizagem mecânica e significativa;
- Patchutala - As inteligências múltiplas;
- O marceneiro e a loteria - A fortuna do recomeço;
- O ratinho e o tigre - A escola e sua comunidade;
- O caracol e a formiguinha - O ritmo da educação.

R$ 60,00

comprar

Disciplina e indisciplina na sala de aula

Celso Antunes aborda um dos temas que mais incomodam os professores e sobre o qual mais lhe solicitam palestras: a questão da disciplina. O autor aborda os diferentes aspectos da questão e mostra como está ultrapassado nosso próprio conceito de indisciplina, apontando estratégias para que o professor consiga formar uma sala de aula motivada, participativa e disciplinada.

Conteúdo:
- Introdução ao tema;
- O que é indisciplina (uma revisão do conceito de indisciplina);
- Os 3 papéis da escola;
- A estrutura escolar e os focos de indisciplina;
- O professor: ações preventivas e geradoras de indisciplina;
- O aluno (contexto de vida do aluno e indisciplina);
- O papel da família;
- Práticas para a disciplina (atitudes e cuidados que o educador deve ter);
- Indisciplina e violência (diferenciação);
- A primeira flor (sobre a necessidade de enfrentar desde logo a questão).

R$ 60,00

comprar

Educação para quê?

Conteúdo:
- Educação como construção da humanidade
- Felicidadania
- Procuram-se jovens cidadãos
- As dimensões da Educação
- Educação de boa qualidade
- A teoria na prática é outra?

R$ 60,00

comprar

Escola hoje: da caserna ao parque de diversões

Conteúdo:
- Das certezas, às promessas e, então, às incertezas
- Rituais pedagógicos
- Desregulamentação institucional
- Cisão entre âmbitos público e privado
- Universalização versus analfabetização
- Transformação versus conservação
- Des-ritualização escolar
- Grande escola, pobre escola

R$ 60,00

comprar

Filosofia e didática

Conteúdo:
- Mundo grande, grandes desafios
- Pós-modernidade
- Presentismo
- Fragmentação do mundo, fragmentação do conhecimento
- Articulação entre filosofia e didática
- O professor filósofo
- Ensinar e compreender o mundo

R$ 60,00

comprar

Inclusão e pluralidade

Neste programa, Celso Antunes fala sobre as dificuldades da
inclusão e sobre as razões pelas quais elas surgem e sugere caminhos para enfrentar esse desafio.

Conteúdo:
- O que é inclusão
- Normalidade
- Deficiência
- Dificuldade
- Dificuldade em incluir
- Predestinação
- Falta de preparação
- Injustiça
- Avaliação

R$ 60,00

comprar

Marinheiros e professores

Por meio de instigantes e inspiradoras histórias, Celso Antunes trata de temas fundamentais aos educadores.
Ao final das narrativas, Celso Antunes enriquece e amplia seus significados analisando e explorando seus diversos aspectos.

Conteúdo:
- Don Esteban Marino: disciplina
- Vânia: avaliação
- Ivete: boa aula
- Yoko: inteligências
- Maria Preta: individualidade
- Letícia: memorização

R$ 60,00

comprar

Memória e criatividade na Educação

O autor mostra como a memória ainda é extremamente importante para o aprendizado, nesta época em que se valoriza com mais ênfase o raciocínio e se critica a memorização. Aponta técnicas de estímulo da memória e da criatividade, e fala sobre as descobertas acerca do funcionamento do cérebro, nessa área. O autor diz que, assim como há diferentes tipos de inteligência, há diferentes tipos de memória.

Conteúdo:
- Os tipos de memória;
- O funcionamento da memória;
- Como ativar a memória;
- Motivação;
- Emoção;
- Práticas para o resgate da memória;
- O que deve ser decorado?
- Criatividade: herança biológica X estimulação;
- Os dois hemisférios cerebrais;
- Criatividade e as faixas etárias;
- Requisitos para um bom --treinador-- de criatividade;
- Falso antagonismo.

R$ 60,00

comprar

Novas situações de aprendizagens

Neste programa, Celso Antunes apresenta algumas sugestões de aulas que vão além da mera exposição, analisa quais devem ser as características de uma boa aula e apresenta uma prática que pode inspirar o educador.

Conteúdo:
- A aula: o instrumento do educador.
- Cochicho: um exemplo de aula
- Uma aula de PLACA.

R$ 60,00

comprar

O lugar de cada um

Conteúdo:
- Os papéis das instituições
- A escola
- Relação professor-aluno
- Racionalidade e afetividade
- Conservação e mudança

R$ 60,00

comprar

Organizando o estudo e o aprendizado.

A partir do que se sabe do funcionamento do cérebro, Celso Antunes oferece uma visão ampla de como se processa o aprendizado. Para isso, concorrem também posturas cotidianas do professor e do aluno, como a própria organização da lousa, do caderno e das formas de estudar e ler.

Conteúdo:
- Introdução (aprendizagem, desenvolvimento biológico e ambiente);
- Conexões (diferença entre aprendizagem mecânica e significativa);
- Ciência (avanços científicos possibilitam saber mais sobre aprendizagem);
- Memória e aprendizagem (memória não guarda textos, só orações semânticas);
- Diferentes caminhos (o trabalho com as habilidades operatórias);
- Habilidades (a ação do professor levando em conta as habilidades operatórias);
- Avaliação como instrumento de aprendizagem (avaliando o ótimo de cada um);
- O professor aprendiz (a aprendizagem significativa para o professor);
- Anotações significativas (como fazer anotações em palestras e aulas);
- Modelos (o ser humano aprende a partir de modelos);
- Multiplicidades (trabalhando com as múltiplas linguagens dos alunos);
- Lição de Casa (o professor como personal training do conhecimento);
- O bom professor (como se organizam os processos de aprendizagem).

R$ 60,00

comprar

Práticas em Inteligências Múltiplas vol. I.

A Teoria das Inteligências Múltiplas trouxe uma nova forma de enxergar o aluno e a educação, com profundas implicações nos processos pedagógicos.
Este vídeo é baseado no livro “Jogos para o Desenvolvimento das Múltiplas Inteligências”, de Celso Antunes. São diversas atividades envolvendo alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, sempre comentadas por Celso Antunes.

Neste vídeo sobre práticas em Inteligências Múltiplas foram contempladas as seguintes inteligências: Musical, Lingüística e Lógico-matemática. Para a realização deste programa foram gravadas mais de 50 aulas.

R$ 60,00

comprar

Práticas em Inteligências Múltiplas vol. II.

A Teoria das Inteligências Múltiplas trouxe uma nova forma de enxergar o aluno e a educação, com profundas implicações nos processos pedagógicos.
Este vídeo é baseado no livro “Jogos para o Desenvolvimento das Múltiplas Inteligências”, de Celso Antunes. São diversas atividades envolvendo alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, sempre comentadas por Celso Antunes.

Neste vídeo aparecem as chamadas Inteligências Emocionais, ou Intrapessoal e Interpessoal, segundo a definição de Howard Gardner. Foram gravadas cerca de 30 atividades para compor o programa.

R$ 60,00

comprar

Professores: procuram-se narradores

Conteúdo:
- Reminiscências escolares
- Marcas de autoridade
- Deserção escolar
- Hospedeiros do mundo
- Rigor e generosidade
- Os três nortes do educador
- O aluno por vir
- A desesperança como meta

R$ 60,00

comprar

Rubem Alves

“À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permite navegar através dele”. Jaques Delors / 1988
A partir dos quatro pilares de uma educação para o século XXI, indicados por Jaques Delors no seu famoso relatório, Rubem Alves faz uma abordagem livre e crítica, característica marcante do seu pensamento. Alves discute profundamente o papel da escola e a impossibilidade de analisá-la à parte do mundo e da sociedade.
Muitas coisas tidas como óbvias somente são percebidas em sua profundidade
depois que alguém como Rubem Alves as analisa. Navegando pelos campos da
história, religião, filosofia, através de histórias, poesias, analogias, Rubem Alves aponta
caminhos, polemiza, concilia e cobra posturas práticas.

Coleção com 4 programas:
- Aprender a aprender
- Aprender a ser
- Aprender a conviver
- Aprender a fazer

R$ 220,00

comprar

Sala de aula: o último espaço público?

Conteúdo:
- Há coisas que nunca mudam?
- Embates narrativos
- Ambiência pedagógica
- Contratos em sala de aula
- Disciplina e conhecimento
- Multidões desgovernadas
- Viajantes e moribundos
- Narratividade docente

R$ 60,00

comprar

Terezinha Rios

Nesta coleção Educação da Melhor Qualidade, Terezinha Azerêdo Rios fala, com rigor apaixonado e ousadia intelectual, sobre diversos aspectos da prática e formação docente, do diálogo entre filosofia e didática bem como sobre a articulação entre os conceitos de competência e de qualidade na profissão de educador.

Coleção com 4 programas:
- Educação para quê?
- O lugar de cada um
- Filosofia e didática
- Competência e qualidade

R$ 220,00

comprar

Trabalhando com projetos

O trabalho a partir de projetos pedagógicos causa profundas e benéficas transformações no cotidiano escolar. Mas como fazê-lo? Neste vídeo, Celso Antunes trata dos novos papéis que educadores e estudantes têm nesse contexto, mostra passo a passo como realizar projetos e traz diversos exemplos inspiradores.

Conteúdo:
- Por que trabalhar com projetos?
- Transitoriedade dos conteúdos;
- Alguns modelos de projetos;
- Uma fita laranja, A comunidade;
- Pergunta e Tudo é uma bola;
- Os atores de um projeto;
- Os passos de um projeto: objetivo;
- Perguntas, fontes, fases, cronograma;
- Habilidades operatórias, idéias;
- Principais, linguagens;
- Contextualização, linha do tempo e avaliação.

R$ 60,00

comprar

Transformando Informação em Conhecimento

Longe de garantir conhecimento, a profusão de informações pode acentuar a tendência para a dispersão e para uma visão superficial do mundo.
Portanto, a transformação de informações em conhecimento é uma das questões mais atuais da Educação. Neste vídeo, Celso Antunes fala do papel dos educadores nesse processo, trazendo exemplos claros de atividades e de posturas que tempos de profundas e constantes modificações exigem.

Conteúdo:
- Diferentes caminhos;
- A aula;
- Situações de aprendizagem;
- O conteúdo;
- O valor da pergunta;
- Linguagens;
- Um agente fundamental;
- Auto-avaliação;
- Estilos próprios.

R$ 60,00

comprar