Didática da Matemática

A Didática da Matemática é uma ciência que nasceu no final dos anos 60, na França, a partir da busca do que é específico dos processos de produção de conhecimento matemático na sala de aula. São aspectos centrais dessa perspectiva considerar os três elementos que intervêm nas situações de ensino: o papel do professor, a natureza e es- pecificidade do conhecimento e a forma como os alunos se aproximam de cada conteúdo.

 

R$ 330,00

Comprar

Você também pode adquirir os vídeos dessa coleção separadamente:

Construção de Procedimentos

Neste programa, acompanhamos resoluções de problemas desenvolvidos ao longo de três aulas em uma classe de 3a série do Ensino Fundamental. As atividades são comen- tadas por Ana Flávia Castanho, Héctor Ponce e Marie-Jeanne Perrin.

CONTEÚDO
1. Etapas da sequência: ação, formulação, validação e institucionalização.
2. Inicio do trabalho com o problema e intervenções do professor.
3. Discussão coletiva e trabalho a partir de combinados.
4. Análise e discussão de hipóteses - síntese dos saberes que se organizaram a partir do problema.
5. Retomada e resolução do problema.

Autoras: Ana Flávia Castanho e Priscila Monteiro
Educadoras, especialistas em formação docente e consultoras na área de Didática da Matemática.

Guy Brousseau
Educador matemático francês, em 2003 recebeu uma medalha Felix Klein pelo desenvolvimento da Teoria das Situações Didáticas. Recebeu o título de doutor honoris causa das universidades de Montreal, Genebra e Córdoba. Seu trabalho no campo da educação matemática dos últimos 40 anos é fonte de inspiração para inúmeros educadores no mundo todo.Marie-Jeanne Perrin
Professora emérita da Universidade de Artois, na França.
Héctor Ponce
Professor de Ensino Básico, pesquisador de Didática da Matemática e membro da equipe de Matemática da Direção de Currículo da Secretaria de Educação de Buenos Aires.

R$ 60,00

comprar

Guy Brousseau

O objeto das pesquisas de Brousseau era observar as condições nas quais os alunos fazem matemática, ou seja, aprendem a partir da resolução, discussão e sistematização de questões matemáticas.

CONTEÚDO
1. Situações de ação, formulação e validação
2. Sequência didática: ampliação de um quebra-cabeça
3. Sequência didática: quem dirá 20?
4. Devolução e institucionalização
5. Situação fundamental
6. Situação matemática

Guy Brousseau
Educador matemático francês, em 2003 recebeu uma medalha Felix Klein pelo desenvolvimento da Teoria das Situações Didáticas. Recebeu o título de doutor honoris causa das universidades de Montreal, Genebra e Córdoba. Seu trabalho no campo da educação matemática dos últimos 40 anos é fonte de inspiração para inúmeros educadores no mundo todo.

R$ 60,00

comprar

Hipóteses sobre o Sistema de Numeração

Neste programa, acompanhamos diversas atividades desenvolvidas ao longo de três aulas por uma classe de 1o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. As atividades são comentadas por Priscila Monteiro, Maria Emilia Quaranta e Susana Wolman.

CONTEÚDO
1. Etapas da sequência: ação, formulação, validação e institucionalização.
2. Inicio do trabalho com o problema e intervenções do professor.
3. Discussão coletiva e trabalho a partir de combinados.
4. Análise e discussão de hipóteses - síntese dos saberes que se organizaram a partir do problema.
5. Retomada e resolução do problema.

Autoras: Ana Flávia Castanho e Priscila Monteiro
Educadoras, especialistas em formação docente e consultoras na área de Didática da Matemática.

Participações:
Guy Brousseau
Educador matemático francês, em 2003 recebeu uma medalha Felix Klein pelo desenvolvimento da Teoria das Situações Didáticas. Recebeu o título de doutor honoris causa das universidades de Montreal, Genebra e Córdoba. Seu trabalho no campo da educação matemática dos últimos 40 anos é fonte de inspiração para inúmeros educadores no mundo todo.
Maria Emilia Quaranta - Docente do curso de Pós-Graduação “Especialização superior para o ensino da matemática do 1° e 2° ciclo”. Membro da equipe de Matemática da Direção de Currículo da Secretaria de Educação do Governo da Cidade de Buenos Aires.
Susana Wolman - Graduada em Ciências da Educação e Psicologia pela Universidade de Buenos Aires e mestre em Didática (UBA). Docente de Psicologia e Epistemologia Genética da Universidade de Psicologia (UBA). Coordenadora da área da Educação Primária da Direção de Currículo da Secretaria de Educação do Governo da Cidade de Buenos Aires.

Duração: 67 min

R$ 60,00

comprar

Jogos para Ampliar o Repertório de Cálculos Conhecidos

Neste programa, acompanhamos diversas atividades desenvolvidas ao longo de três aulas por uma classe de crianças entre 12 e 14 anos, no Centro da Criança e do Adoles- cente Sacomã, mantido pela União de Núcleos, Associações e Sociedade de Moradores de Heliópolis e Região - UNAS, em São Paulo.

CONTEÚDO
1. Etapas da sequência: ação, formulação, validação e institucionalização.
2. Inicio do trabalho com o problema e intervenções do professor.
3. Discussão coletiva e trabalho a partir de combinados.
4. Análise e discussão de hipóteses - síntese dos saberes que se organizaram a partir do problema.
5. Retomada e resolução do problema.

Autoras: Ana Flávia Castanho e Priscila Monteiro
Educadoras, especialistas em formação docente e consultoras na área de Didática da Matemática.

Participações

Guy Brousseau
Educador matemático francês, em 2003 recebeu uma medalha Felix Klein pelo desenvolvimento da Teoria das Situações Didáticas. Recebeu o título de doutor honoris causa das universidades de Montreal, Genebra e Córdoba. Seu trabalho no campo da educação matemática dos últimos 40 anos é fonte de inspiração para inúmeros educadores no mundo todo.
Maria Emilia Quaranta - Graduada em Psicopedagogia. Docente do curso de Pós-Graduação “Especialização superior para o ensino da matemática do 1° e 2° ciclo”. Membro da equipe de Matemática da Direção de Currículo da Secretaria de Educação do Governo da Cidade de Buenos Aires.
Susana Wolman - Graduada em Ciências da Educação e Psicologia pela Universidade de Buenos Aires e mestre em Didática (UBA). Docente de Psicologia e Epistemologia Genética da Universidade de Psicologia (UBA). Coordenadora de Educação Primária da Direção de Currículo da Secretaria de Educação do Governo da Cidade de Buenos Aires.

Duração: 22 min

R$ 60,00

comprar

Organização do Tempo Didático

Neste programa, acompanhamos resoluções de problemas geométricos desenvolvidos ao longo de três aulas em uma classe de 2o ano do Ensino Fundamental. As atividades são comentadas por Priscila Monteiro e Héctor Ponce.

CONTEÚDO
1. Etapas da sequência: ação, formulação, validação e institucionalização.
2. Inicio do trabalho com o problema e intervenções do professor.
3. Discussão coletiva e trabalho a partir de combinados.
4. Análise e discussão de hipóteses - síntese dos saberes que se organizaram a partir do problema.
5. Retomada e resolução do problema.

Autoras: Ana Flávia Castanho e Priscila Monteiro
Educadoras, especialistas em formação docente e consultoras na área de Didática da Matemática.

Participações:

Guy Brousseau
Educador matemático francês, em 2003 recebeu uma medalha Felix Klein pelo desenvolvimento da Teoria das Situações Didáticas. Recebeu o título de doutor honoris causa das universidades de Montreal, Genebra e Córdoba. Seu trabalho no campo da educação matemática dos últimos 40 anos é fonte de inspiração para inúmeros educadores no mundo todo.

Héctor Ponce
Professor de Ensino Básico, pesquisador de didática da Matemática e membro da equipe de Matemática da Direção de Currículo da Secretaria de Educação de Buenos Aires.

Duração: 74 min

R$ 60,00

comprar

Sequências Didáticas de Matemática

Neste programa, acompanhamos a resolução de um problema, ampliação de um quebra- cabeça, desenvolvido ao longo de quatro aulas em uma classe de 5o ano. As atividades são comentadas por Ana Flávia Castanho, Paola Tarasow, Mercedes Etchemendy e Graciela Zilberman.

CONTEÚDO
1. Etapas da sequência: ação, formulação, validação e institucionalização.
2. Inicio do trabalho com o problema e intervenções do professor.
3. Discussão coletiva e trabalho a partir de combinados.
4. Análise e discussão de hipóteses - síntese dos saberes que se organizaram a partir do problema.
5. Retomada e resolução do problema.

Ana Flávia Castanho
Educadora, Especialista em Formação Docente e Consultora na Área de Didática da Matemática.

Participação:
Guy Brousseau
Educador matemático francês, em 2003 recebeu uma medalha Felix Klein pelo desenvolvimento da Teoria das Situações Didáticas. Recebeu o título de doutor honoris causa das universidades de Montreal, Genebra e Córdoba. Seu trabalho no campo da educação matemática dos últimos 40 anos é fonte de inspiração para inúmeros educadores no mundo todo.

R$ 60,00

comprar