Comte

Augusto Comte foi um dos filósofos que marcou mais profundamente a cultura brasileira. É seu o lema estampado em nossa bandeira: “Ordem e Progresso”.
O positivismo, como será chamada a filosofia de Comte, desenvolveu-se em dois ramos: o epistemológico, que defende o método científico, e o ramo teológico, ideologicamente tradicional e conservador.
No plano ideológico, Comte pensa a educação como uma força reprodutiva das estruturas sociais já que para ele a escola deve reproduzir os valores vigentes daquela sociedade.
Já no plano epistmológico, para Comte as escolas devem promover a prática da metodologia científica e ajudar o aluno a abandonar as crenças míticas de sua infância, a ir além das pretensões infundadas da adolescência e a chegar à idade adulta adotando as conclusões sustentadas pela ciência. Mais do que uma introdução à ciência, pensa a educação como iniciação ao procedimento técnico, pois é por meio dele que o homem irá dominar o mundo. Essa visão pragmática e tecnicista irá marcar a escola até os dias de hoje.

Conteúdo:
- Reforma intelectual da ciência
- Teoria dos Três Estados
- Ciências humanas
- Positivismo epistemológico e teológico
- Positivismo no Brasil
- Escola Nova

 

R$ 60,00

Comprar

Esse vídeo faz parte da coleção Filósofos e a Educação. Clique aqui para comprar a coleção toda por 880,00