Dermeval Saviani

Dermeval Saviani

Dermeval Saviani é doutor em Filosofia da Educação (PUC-SP, 1971) e livre-docente em História da Educação (UNICAMP, 1986), com “estágio sênior” na Itália em 1994-1995. É autor de grande número de trabalhos publicados na forma de livros e artigos em revistas nacionais e internacionais. Foi membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, coordenador do Comitê de Educação do CNPq e coordenador de pós-graduação na UFSCar, PUC-SP e UNICAMP. Foi condecorado com a medalha do mérito educacional do MEC, recebeu da UNICAMP o prêmio Zeferino Vaz de produção científica e foi agraciado com o prêmio Jabuti pela publicação do livro História das ideias pedagógicas no Brasil. Atualmente é Professor Emérito da UNICAMP, Pesquisador Emérito do CNPq e Coordenador Geral do Grupo Nacional de Pesquisas HISTEDBR.

 

Breve História das Ideias Pedagógicas no Brasil 1549 - 1759 - Monopólio da vertente religiosa da Pedagogia tradicional

Neste programa o autor aborda o contexto histórico, social e cultural entre os anos de 1549 (chegada dos jesuítas ao Brasil) e 1759 (expulsão dos jesuítas pelo Marquês de Pombal) e as ideias pedagógicas presentes no período, caracterizado pelo autor como marcado pelo monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional.
Conteúdos:
• Contexto histórico / colonização e educação • As sociedades indígenas • Uma pedagogia brasílica • Ordens religiosas e educação colonial
• Padre José de Anchieta e Padre Manuel da Nóbrega • Institucionalização da pedagogia jesuítica • O Ratio Studiorum • O iluminismo tardio em Portugal
• O Marquês de Pombal e a expulsão dos jesuítas

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Breve História das ideias Pedagógicas no Brasil 1759 - 1932 - Coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da Pedagogia tradicional

Breve História das Ideias Pedagógicas no Brasil
1759 - 1932 – Coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional
Neste programa, o autor aborda o contexto histórico, social e cultural entre os anos de 1759 (expulsão dos jesuítas pelo Marquês de Pombal) e 1932 (manifesto dos pioneiros da educação nova), e as idéias pedagógicas do período, caracterizado pelo autor como marcado pela coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional.
Conteúdos:
• Pombal e o iluminismo português • As reformas pombalinas / Portugal e Brasil • Ecletismo, liberalismo e positivismo • O problema nacional da instrução pública • Os métodos mútuo, simultâneo e intuitivo • O Barão de Macahúbas • Abolição e instrução • Os grupos escolares • As ideias pedagógicas republicanas / positivismo e laicismo • A reação católica • As ideias pedagógicas não hegemônicas

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Breve História das Ideias Pedagógicas no Brasil 1932 - 1969 - Predomínio da Pedagogia nova

Neste programa o autor aborda o contexto histórico, social e cultural entre os anos de 1932 (Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova) e 1969 (crise da pedagogia nova e articulação da pedagogia tecnicista) e as ideias pedagógicas presentes no período, caracterizado pelo autor como marcado pelo predomínio da Pedagogia Nova.
Dermeval Saviani
Conteúdos:
• Fordismo, Keynesianismo e nova educação • Lourenço Filho, Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira • A Associação Brasileira de Educação • O “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” • A reacção católica / Alceu Amoroso Lima • Francisco Campos, Gustavo Capanema e as iniciativas governamentais • Equilíbrio entre católicos e renovadores • As correntes não-hegemônicas • O ISEB • Cultura popular e educação popular • Paulo Freire • Apogeu e crise da pedagogia nova • O IPES e a articulação da pedagogia tecnicista

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Breve História das Ideias Pedagógicas no Brasil 1969 - 2011 - Configuração da concepção Pedagógica Produtivista

Breve História das Ideias Pedagógicas no Brasil
1969 - 2011 – Configuracão da concepção pedagógica produtivista
Neste programa o autor aborda o contexto histórico, social e cultural entre os anos de 1969 e 2011 e as ideias pedagógicas presentes no período, caracterizado pelo autor como marcado pela configuração da concepção pedagógica produtivista.
Conteúdos:
• O regime militar: desfecho da contradição modelo econômico versus ideologia política • Concepcão produtivista da educação • A concepção pedagógica tecnicista • A concepção analítica
• A visão crítico-reprodutivista • Ensaios contra-hegemônicos • As pedagogias contra-hegemônicas: pedagogias da “educação popular”, pedagogias da prática, pedagogia crítico-social dos conteúdos e pedagogia histórico-crítica. • O neoprodutivismo e suas variantes: neoescolanovismo, neoconstrutivismo, neotecnicismo.

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