Renata Lima Aspis

Renata Lima Aspis

Formada em filosofia, mestre pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, membro do grupo de estudos Transversal do DIS - Grupo de Estudos e Pesquisa, Diferenças e Subjetividades em Educação - UNICAMP, professora de
Filosofia na rede particular de ensino em São Paulo.

 

A História da Filosofia e os textos na Experiência Filosófica

Este programa explica a importância de atentarmos para as operações de pensamento necessárias ao fazer filosófico, como pode ser feito o uso do texto filosófico em sala de aula e como pode ser encarada a avaliação no ensino de filosofia que se propõe aqui.

Conteúdo:
- Operações no ensino de Filosofia;
- Detectar os pressupostos;
- Reconstruir argumentos;
- Confrontar teses filosóficas;
- Emitir juízos;
- Os textos na experiência filosófica;
- Avaliação na experiência filosófica;
- Depoimentos de alunos.

R$ 60,00

comprar

Deleuze

Deleuze foi um filósofo e professor francês que nunca escreveu sobre educação. Por que, então, um programa sobre Deleuze e a Educação?
Porque talvez precisemos do inusitado, do diferente, do inconformismo. Atributos que não faltam à vasta produção desse pensador.
Graduado em filosofia na Sorbonne, Deleuze foi professor secundário de filosofia, pesquisador, professor universitário.
O vigor e o inusitado, o inspirador e a consistência que marcaram seu pensamento justificam o deslocamento da obra de Deleuze para o campo da Educação.

Conteúdo
- Biografia
- Criação de conceitos
- Problema
- Filosofia da Educação
- Três motivos pedagógicos
- Aprender
- Ensinar
- Educação Menor
- Multiplicidade
- Rizoma

R$ 60,00

comprar

Educação para o Pensar

Este vídeo, através de atividades gravadas em várias escolas envolvendo alunos de Educação Infantil ao Ensino Médio e de depoimentos de diversos educadores, mostra a metodologia de Educação para o Pensar inserida no programa Filosofia para crianças, de Matthew Lipman. Essa metodologia vai além do ensino de filosofia e inspira o trabalho de educadores de todas as áreas.
A partir de uma comunidade de investigação (grupo formado por alunos e professor), os alunos conversam e, portanto, pensam sobre questões essenciais ao homem em um diálogo filosófico que acontece na sala de aula.

Conteúdo :
- a metodologia;
- desenvolvimento de habilidades de pensamento;
- a classe como comunidade de investigação;
- a problematização como motivo da busca do - conhecimento;
- a mudança de postura de alunos e professor;
- diversas atividades em sala de aula;

R$ 60,00

comprar

Elementos Didáticos para a Experiência Filosófica

Este programa apresenta de forma clara e detalhada uma idéia geral, porém bastante objetiva, das principais diretrizes de um possível ensino de filosofia para jovens no Ensino Médio brasileiro hoje, segundo a concepção dos autores.

Conteúdo:
- Objetivos;
- Sensibilização;
- Problematização
- O universo de interesse dos alunos;
- Investigação filosófica;
- Argumentação e conceituação filosóficas.

R$ 60,00

comprar

Ensinar Filosofia - Um livro para professores

ENSINAR FILOSOFIA, um livro para professores

Este livro é o resultado de mais de duas décadas de experiência em sala de aula com ensino de filosofia para jovens e de pesquisas e estudos acadêmicos sobre o ensino de filosofia. Sílvio Gallo, professor de Filosofia na Faculdade de Educação da UNICAMP e Renata Lima Aspis, doutoranda na mesma instituição e também graduada em filosofia, criam uma proposta de ensino de filosofia como experiência filosófica. A proposta alia estudos de textos filosóficos, história da filosofia e incentivo à tentativa de ensaios filosóficos a partir da elaboração de problemas. A filosofia é concebida como uma coisa viva, que parte de problemas e que deve voltar a eles. O livro estrutura-se nas questões fundamentais comuns aos professores de filosofia.

As três partes do livro são:

PARTE 1: O QUE ENSINAR?
A filosofia é uma disciplina específica do pensamento? Qual é a especificidade da filosofia? Por que colocar a filosofia na escola? O que priorizar: temas filosóficos ou a história da filosofia? Da história da filosofia, o que escolher? Ensinar filosofia ou filosofar? Para que ensinar filosofia? Há método(s) para ensinar filosofia?
PARTE 2: COMO ENSINAR?
Como despertar o interesse dos alunos? Quais direções tomar? Como proceder ao estudo filosófico? Os alunos têm condições de ler os textos filosóficos? Como fazer uso da história da filosofia? Como os alunos podem exercitar a escrita? A avaliação também pode funcionar como tática de ensino? Como avaliar?
PARTE 3: APÊNDICES
Exemplos de táticas de ensino e indicações bibliográficas

R$ 39,00

comprar

Experiência filosófica

Este programa introduz a atual discussão sobre o entorno de filosofia para jovens. Levantando algumas hipóteses do que poderia ser esse ensino, leva o espectador a acompanhar uma reflexão no que poderíamos chamar de filosofia do ensino de filosofia.

Conteúdo:
- Para que ensinar Filosofia?
- Expectativas sobre o ensino de Filosofia;
- Teor filosófico e criticidade;
- O ensino de Filosofia como experiência filosófica;
- O ensino de história da Filosofia.

R$ 60,00

comprar

Foucault

Michel Foucault, uma figura muito produtiva, polêmica e complexa, foi um filósofo mundialmente conhecido, com grande presença nos meios de comunicação. Com o falecimento de Sartre, em 1980, Foucault tornou-se o mais famoso intelectual francês.
De sua vasta produção, podemos deslocar muitos conceitos e ideias para o campo da Educação, especialmente de seus textos sobre o saber e o poder.
Foucault nos legou uma obra vigorosa e provocadora, fundamental àqueles que lidam com a Educação.

Conteúdo
- Biografia
- Três fases de Foucault
- Morte do sujeito
- Saber
- Ética: cuidado de si
- Educação
- Disciplinarização
- Biopoder

R$ 60,00

comprar

Procedimentos Didáticos na Aula de Filosofia

Em forma de conversa entre colegas, nesse 4º programa da série sobre o ensino de filosofia para jovens, os autores sentam-se para debater possíveis práticas de sala de aula, dando exemplos e nos contando um pouco de sua experiência.

Conteúdo:
- Plano de ensino na aula de Filosofia;
- Filosofia e o exercício do pensamento organizado;
- Propostas de práticas.

R$ 60,00

comprar