Rinaldo Voltolini

Rinaldo Voltolini

Psicanalista, Doutor em Psicologia pelo IPUSP, Pós-doutorado em psicogênese e psicopatologia pela Université Paris XIII. Ensina e orienta teses na FEUSP. Co-editor da revista Estilos da Clínica autor de vários artigos sobre Psicanálise e Educação.

 

Jacques Lacan

Jacques Lacan nasceu em uma Paris everfescente. Aluno dos mais férteis, forma-se em Medicina. Funda a Sociedade Psicanalítica de Paris e a Escola Freudiana de Paris onde busca revigorar o pensamento freudiano. Mas Lacan foi muito além. Seu pensamento influenciou diversas outras áreas do conhecimento, entre elas a Educação. Lacan permite uma leitura particular sobre a educação: enfatiza o papel da linguagem no determinismo da conduta humana, papel que tinha ficado minorizado e subjugado a um biologismo. Com isso permite que a Educação seja retomada em sua força. Para Lacan, o espaço educativo é aquele em que ocorre a constituição do sujeito. Para entenderemos basta recuperar na língua o sentido corriqueiro da palavra educar como “criar”. Isso quer dizer que há no educar uma certa dimensão de invenção.
O educador tem um papel fundante na educação. Contraponto importante com a crença atual de que ele seria um mero intermediador. Cada vez mais se convida o educador a eclipsar-se por trás do aluno, com isso esquece-se o que Lacan vai chamar de “dom”.
Lacan vai criar as condições também para que se analise as várias propostas pedagógicas existentes, desde o ponto de vista do quanto elas permitem ou não que a educação ocorra. Trata-se da formulação de uma espécie de “universal” da educação: toda educação não importa que método siga deve necessariamente ter...

Conteúdo:
- Biografia
- A linguagem é equívoca
- As três profissões impossíveis
- O outro e a tradição
- A riqueza do mal-entendido
- Educar: condições de possibilidade
- A cientifização da Educação
- Aluno abstrato X aluno real
- A ciência exclui o sujeito
- Professor esvaziado
- Dom
- As três funções da Educação
- O educador e seu inconsciente

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