Marcus Vinicius Cunha

Marcus Vinicius Cunha

Psicólogo pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP, Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP e Livre Docente pela UNESP/Faculdade de Ciências e Letras.
Professor, na FCLRP/ARARAQUARA, junto ao Programa de Pós- Graduação em Educação Escolar e professor, na FFCLRP- USP, junto ao Departamento de Psicologia e Educação, desde 2002.
Autor de diversos livros nas áreas de educação e psicologia, entre eles, "John Dewey: uma filosofia para educadores em sala de aula" e "John Dewey: a utopia democrática".

 

John Dewey

John Dewey foi um dos mais notáveis filósofos americanos da educação. A defesa de uma escola democrática e a valorização da experiência bem como do pensamento reflexivo foram suas marcas mais profundas.
John Dewey foi uma dos expoentes do Pragmatismo. Para essa filosofia o pensamento e a ação formam um todo indivisível e toda formulação teórica é uma hipótese ativa a ser demonstrada em situação prática de vida.
Para John Dewey, devemos recusar verdades incontestáveis, dogmatismos e formulações inquestionáveis, e enfatizar a descoberta, o diálogo e a busca do consenso.

Conteúdo:
- Biografia;
- Filosofia tradicional;
- Negação da dualidade platônica;
- Pragmatismo;
- Pensamento reflexivo;
- Professor reflexivo;
- Educação proposta por Dewey;
- Educação democrática;
- O papel da escola;
- Liberdade e disciplina;
- A Educação e a ciência;
- Visão política.

R$ 60,00

comprar