Gisele Moreira

Gisele Moreira

Antropóloga, com pós-graduação no México (Escuela Nacional de Antropologia e Historia), foi assessora técnica de Darcy Ribeiro entre 1991 e 1997 (Senado Federal), colaborando com o autor na elaboração dos livros “A Fundação do Brasil” (1992), “O Povo Brasileiro” (1995) e “Diários Índios” (1996), entre outros. Indicada por Darcy Ribeiro, foi a primeira secretária executiva da Fundação Darcy Ribeiro, onde hoje coordena projetos na área da antropologia.

 

Darcy Ribeiro

Antropólogo e educador, Darcy Ribeiro foi um dos intelectuais mais importantes do Brasil. Distinguiu-se por elaborar uma teoria explicativa da formação do povo brasileiro e pela singular capacidade de conjugar ideias e ação. Criou os CIEPs, no Rio de Janeiro, a Universidade Estadual do Norte Fluminense, a Universidade de Brasília e o Museu do Índio.
Foi senador da República, ministro da Educação e vice-governador. Como político, ousou apostar na transformação e na construção de uma sociedade mais justa.
Como Oscar Niemeyer costuma dizer: Darcy não tinha limites, nunca teve limites, e o que vem depois? Onde é que é? E mais e mais.

Conteúdo:
- Biografia e contexto
- A formação de Darcy
- Índios
- Rondon e Anísio Teixeira
- Realizações
- CIEPs
- Ginásios Públicos
- Universidade de Brasília
- UENF

R$ 60,00

comprar