Claudio de Moura Castro

Claudio de Moura Castro

Autor de aproximadamente 30 livros e 250 artigos sobre Educação, Claudio de Moura Castro é economista, mestre pela Yale University e PhD pela Vanderbilt University. Lecionou na PUC-RJ, FGV-RJ, UnB, Chicago University, Universidade de Genebra (Suíça) e Universidade de Borgonha (França). Foi diretor da CAPES e coordenador técnico do ECIEL, projeto que pesquisa as políticas de Educação na América Latina. Como atual Assessor-Chefe para Educação do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, Castro tem uma visão privilegiada do que ocorre na Educação, em todo o mundo.

 

Qualidade de Ensino: uma visão internacional

Neste vídeo, em entrevista ao jornalista Paulo de Camargo, Claudio de Moura Castro discorre sobre diversos temas da Educação, como disciplina, sistemas de avaliação, currículo, formação de professores e organização da instituição escolar. Moura Castro compara sistemas educacionais do mundo todo: EUA, Japão, Sudeste Asiático, Europa e América Latina.

Veja alguns trechos da entrevista:
“A escola deve ensinar a ler um texto difícil, a escrever, a pensar, a interagir, a resolver problemas e a utilizar métodos quantitativos. O resto é perfumaria. Nos países desenvolvidos há um enxugamento do currículo, com um aprofundamento nos paradigmas intelectuais mais importantes”.

“Não há nada de errado com Piaget, Emilia Ferreiro ou Paulo Freire. Mas não basta estudá-los para ser um bom professor. Ainda há sérios problemas no domínio de conteúdos básicos por parte do professor. Vygotsky não mostra como ensinar raiz quadrada.”
“No mundo todo o sucesso de uma escola deve-se a três fatores: a liderança de um diretor presente, um ambiente de trabalho estimulante e um rumo claro, trilhado com perseverança.”

R$ 60,00

comprar