Alessandra Arce

Alessandra Arce

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, pósdoutora em Filosofia e História da Educação pela UNICAMP. Visiting scholar junto a University of Toronto no Canadá. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São Carlos e coordenadora do Curso de Pedagogia. Editora da Revista ‘Educação e Cidadania’, é autora de artigos e livros entre os quais A Pedagogia na Era das Revoluções, uma análise do pensamento de Pestalozzi e Froebel.

 

Breve História das Ideias Pedagógicas - Mundo: Antiguidade, Idade Média e Renascimento

Ao falarmos de ideias pedagógicas nos referimos ao conjunto de ideias que tem um conteúdo teórico-metodológico que interfere no cotidiano escolar. Neste programa, Alessandra Arce contextualiza, reconstrói e mostra a concreticidade que estas ideias assumem no fazer educacional cotidiano de cada período histórico e suas influências nos períodos posteriores. E aponta o estudo dos grandes pensadores das mais diversas áreas como fundamental para a compreensão destas ideias.

Conteúdo:

Antiguidade Clássica
- A Paidéia grega
- Trivium e Quadrivium
- A separação entre o pensar e o fazer
- A infância

Idade Média
- O cristianismo
- O sistema feudal
- A escolástica
- Educação monástica
- O monopólio do saber
- O surgimento da burguesia
- As primeiras universidades
- O Islã
- A infância

Renascimento
- O resgate da antiguidade clássica / Paidéia
- O mercantilismo
- Burguesia: o embate com o sistema feudal
- As artes
- As grandes utopias
- A reforma protestante
- Contra-reforma e evangelização das novas terras
- A infância

R$ 60,00

comprar

Breve História das Ideias Pedagógicas - Mundo: Idades Moderna e Contemporânea

Ao falarmos de ideias pedagógicas nos referimos ao conjunto de ideias que tem um conteúdo teórico-metodológico que interfere no cotidiano escolar. Neste programa, Alessandra Arce contextualiza, reconstrói e mostra a concreticidade que estas ideias assumem no fazer educacional cotidiano de cada período histórico e suas influências nos períodos posteriores. E aponta o estudo dos grandes pensadores das mais diversas áreas como fundamental para a compreensão destas ideias.

Conteúdo:

Idade Moderna
- O fim do feudalismo
- A infantilização da infância / Rousseau
- A escola
- A burguesia como classe revolucionária
- A era das revoluções
- Liberalismo e socialismo

Idade Contemporânea
- Capitalismo e revolução industrial
- Desenvolvimento tecnológico e científico
- O surgimento da Psicologia
- Escola Nova
- Perspectiva sócio-histórica / União Soviética
- O Brasil

R$ 60,00

comprar

Claparède

Claparède viveu em um mundo atormentado por guerras e viu na transformação da escola um importante passo em sua luta pela paz mundial. Acreditava que o autoritário ambiente escolar era o grande responsável pela formação de indivíduos autoritários.
Defendia que a escola deveria ser mais democrática e valorizar mais a criança.
As ideias de Claparède sobre a inteligência foram revolucionárias. Acreditava que ela estava relacionada à capacidade de se adaptar a novas situações, algo muito diferente da noção de inteligência dominante na época, relacionada à quantidade de informações que o indivíduo conseguia armazenar.
Claparède lançou as bases para inúmeros psicólogos e educadores. Entre eles estão
Vygotsky e Piaget. No Brasil, sua influência é enorme.

Conteúdo:
- Biografia e contexto
- Escola duplicada
- Influências
- Escola Nova
- Revolução de Copérnico na educação
- Princípio da ação
- Teoria dos Talentos
- Desenvolvimento infantil
- Inteligência
- Psicologia funcional
- Didática
- Professor
- Escola sob medida
- Currículo mínimo
- O jogo
- Disciplina, ética e moral
- Novidades da Escola Nova

R$ 60,00

comprar

Friedrich Froebel

Friedrich Froebel é conhecido como o criador dos jardins de infância. Mas poucos percebem que seus conceitos e práticas criados no século XIX, embasam grande parte do cotidiano das escolas de educação infantil hoje. Neste programa Alessandra Arce, uma das maiores especialistas em Froebel no país, aborda a influência do contexto histórico sobre os conceitos de Froebel e caracteriza e explica a fundamental contribuição contida no legado pedagógico do educador prussiano.

Conteúdo:
- Contexto histórico / a “Era das Revoluções”
- Biografia
- Unidade vital: Deus, natureza e homem
- Interiorização e exteriorização
- Ação e pensamento
- Educação sectória
- Autoeducação livre
- A família
- Jardim de infância
- Trabalhos manuais, jogos / Os dons
- Autogoverno e disciplina
- A natureza como modelo
- Froebel: um legado fundamental

R$ 60,00

comprar

Johann Heinrich Pestalozzi

As idéias e práticas do educador suíço Johann Heinrich Pestalozzi representam um legado fundamental para compreensão da pedagogia atual. Neste programa Alessandra Arce, uma das maiores referências no estudo de Pestalozzi do país, aponta as influências da “Era das Revoluções” sobre os conceitos de Pestalozzi e explica a fundamental contribuição contida no legado pedagógico do educador.

Conteúdo:
- Contexto histórico: a “Era das Revoluções”
- Biografia
- A criança
- O controle dos instintos animais
- Amor, paciência e trabalho
- Desenvolvimento da criança: repetição do desenvolvimento da humanidade
- Apreensão pelos sentidos
- Retorno à natureza
- A criança como centro
- O “ABC” da intuição
- Número, forma e palavra
- Nos passos de Comenius
- Ideias-guias

R$ 60,00

comprar