EAD - Educação Científica na Escola

O curso Educação Científica na Escola é coordenado pelo professor Marcos Pires Leodoro, realizado e certificado pela Atta Mídia e Educação.
Nele, o aluno encontrará cerca de duas horas de vídeos, vários textos para leitura complementar obrigatória além de muitas sugestões de leitura e diversos exercícios e testes de avaliação. O conteúdo experimental foi gravado no Museu de Ciências de Sâo Carlos e na Universidade de São Carlos.

O curso segue metodologia autoinstrucional e é composto de dois módulos: o primeiro é específico para professores e o último é uma simulação de um curso, complementar ao curso do professor, destinado a alunos a partir do 9º ano do Ensino Fundamental.

O curso apresenta uma proposta de Educação Científica em uma perspectiva investigativa, trata da transposição didática de metodologias científicas e discute o papel da Feira de Ciências na Educação Científica.

Este curso não apresenta momentos presenciais nem o envio de materiais pelo correio.

Inscreva-se, receba login e senha e comece assim que desejar.

 

R$ 96,00

Inscrição

Objetivos do curso

Este curso tem como objetivos principais:

  • Discutir a natureza do conhecimento científico;
  • Inserir a pesquisa como instrumento cotidiano e inerente ao processo educativo de professores e alunos;
  • Proporcionar ao educador o conhecimento da metodologia do conhecimento científico;
  • Dar subsídios para a reflexão e para a prática docente no que se refere à educação científica;
  • Refletir sobre a prática docente por meio de um curso destinado aos alunos de 9º ano e do Ensino Médio;
  • Propor aos alunos práticas e reflexões para a investigação científica, com ênfase no contexto das Feiras de Ciências.

Carga horária

Este curso tem carga horária aproximada de 15 horas. O participante determina seu ritmo de estudo.

Requisitos técnicos

Os cursos são totalmente a distância utilizando a plataforma Moodle. São necessários os seguintes requisitos de software e hardware:

  • Conexão com internet banda larga
  • Computador com 2GB de memória RAM
  • Windows XP ou superior.
  • Browser de internet atual. Caso tenha Internet Explorer, a versão deverá 7.0 ou superior.
  • Placa de som
  • Caixas de áudio ou fone de ouvido
  • Serão disponibilizados materiais em formato PDF. O acesso ao curso ficará disponível 24 horas por dia durante o período de sua licença (180 dias) para garantir uma maior flexibilidade de estudos. Este curso não apresenta momentos presenciais nem o envio de materiais pelo correio.

Conteúdo programático

Módulo educadores

  • Empirismo
  • Racionalismo
  • Construtivismo
  • Natureza provisória da ciência
  • Questionamentos cotidianos
  • Questionamento e Transposição Didática
  • Experimentação
  • Conhecimentos prévios
  • Pinhole: experiência e contexto
  • Modelos Científicos Didáticos
  • Curiosidade
  • Mapa conceitual
  • Feira de Ciências / metodologia do conhecimento científico, investigação, comunicação (painel ou pôster) e avaliação

Módulo alunos

  • Conhecimento cotidiano e conhecimento científico
  • Questionamento sistemático
  • Olhar investigativo
  • Empirismo e os limites da observação
  • A ilusão dos sentidos - a Casa Maluca
  • Verdades provisórias
  • Investigação científica e curiosidade
  • Investigação Científica / Problematização: a formulação de uma questão
  • Investigação Científica / Levantamento de hipóteses
  • Investigação científica / O trabalho coletivo
  • Investigação Científica / Berço de Newton
  • Investigação científica / Criação de modelos
  • Investigação científica / Mapa conceitual
  • Etapas do processo de investigação científica
  • Comunicação - Instrumento para a objetividade
  • A comunicação em Feiras de Ciências
  • Ética e segurança nas Feiras de Ciências
  • Olhar investigativo cotidiano

Atta Mídia e Educação

A Atta Mídia e Educação é uma produtora e editora de conteúdos na área da educação. Há 20 anos, a ATTA produz vídeos que contam com a participação de vários dos mais importantes educadores brasileiros e estrangeiros.

Marcos Pires Leodoro

Possui graduação em Licenciatura em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é pesquisador da Universidade Federal de São Carlos e professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais didáticos, ensino de física, formação de professores, educação científica e divulgação científica.